-
Arquitetos: Archasia Design Group, Mitsubishi Jisho Sekkei
- Ano: 2018
-
Fotografias:Shinkenchiku-sha, Hisao Suzuki, Nan Shan Life Insurance
-
Fabricantes: Fuzhu, Hete, Kinzi, YKK AP
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Distrito de Xinyi em Taipei, onde está localizado o Taipei Nanshan Plaza, é um pólo cosmopolita e turístico que simboliza a cidade como um todo. Baseado em um novo plano diretor, feito pelo governo e que encoraja um desenvolvimento consciente, a área cresceu e se transformou em um centro financeiro com uma série de alternativas de lazer como shoppings, galerias e espaços de exposição e eventos. O projeto do Plaza está localizado em um antigo terreno de um centro comercial adjacente ao Taipei 101, o edifício mais alto da cidade. Mitsubishi Jisho Sekkei ganhou um concurso elaborado pelo governo para colaborar no projeto com o Nanshan Life Insurance, empresa que tem um arrendamento de cinquenta anos do governo e planejava construir um escritório e um complexo comercial de alta qualidade para revitalizar o distrito.
A primeira vez que nossa equipe visitou o lugar, um terreno longo com 100 metros transversalmente e 270 metros longitudinalmente, percebemos que o fluxo de pessoas que vinham de dentro do bairro terminava ali, assim como toda a energia e vivacidade. Com o objetivo de atrair público e ativar aquele espaço, nós propusemos um novo marco na cidade, uma torre com 272 metros de altura, formando uma composição com a Taipei 101 no skyline. O edifício pretende atrair as pessoas dos bairros do entorno, e recebê-las a partir de um embasamento que respeita a escala do pedestre.
A torre é ocupada majoritariamente por escritórios, com restaurantes nos últimos três pavimentos, aproveitando da vista da cidade. A forma da torre remete a duas mãos estendidas em forma de prece, representando a gratidão que a empresa tem pelos seus consumidores e seu desejo de saúde e paz. O acesso da torre se dá por dois lados a partir de um hall que se conecta horizontalmente com o entorno.
O hall de entrada acontece a partir de dois anexos, o Anexo do Comércio e o Anexo Cultural. O Anexo do Comércio é conformado por três cubos que se alternam em camadas diferentes, se apoiando um sobre o outro. Toda a fachada é coberta por um padrão artístico 3D, inspirado em flores de ameixa, de aço inoxidável fundido. Por outro lado, o Anexo Cultural é marcado por uma concha amarrada cuja forma escultural parece convidar as pessoas com as mãos estendidas. O edifício é marcado por elementos decorativos feitos a mão, que pretendem inspirar a admiração dos visitantes, e o interesse pelo artesanato.
Durante a noite, o primeiro bar em uma cobertura se destaca na cidade de Taiwan, enquanto as plantas nos terraços da torre se misturam com o parque adjacente, aumentando a visibilidade do edifício. A arquitetura contemporânea pode apresentar a ilusão de ser criada automaticamente por computadores, porém, na realidade, são pessoas que trabalham em conjunto, estágio por estágio, para elaborar e construir edifícios como o Taipei Nanshan Plaza, por isso, este edifício representa o espírito da criação e simboliza a união.